quarta-feira, 12 de outubro de 2011

atividade 3-3

ATIVIDADE 3-3

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARIA DO NASCIMENTO
ENSINO FUNDAMENTAL I

PROJETO: VIDA, VALORES E CIDADANIA

JUSTIFICATIVA 

Por motivos necessários a boa convivência e nutrir valores que transformam constantemente as escolhas humanas que cheguem as ideias de certo ou errado, de bem ou mal, etc. Toda criança tem seu próprio mundo, por isso cabe a escola estar facilitando a “Leitura desse Mundo”, fazendo com que a criança estabeleça relações com sua própria história de vida, formando assim sua identidade e valores morais.
Desenvolvimento da identidade, autonomia, boa convivência, criar valores, e um Ambiente favorável onde haja respeito ao outro, desenvolver a democracia a cidadania refletindo numa sociedade mais justa. Desenvolver o hábito de leitura, incentivando e proporcionando o prazer a criatividade e a socialização.

 OBJETIVO  GERAL 

Proporcionar e criar hábitos de bom convívio resultando numa cultura de paz formando cidadãos críticos, criativos, que conheçam seus direitos e deveres, preparando-os para uma vida democrática e para cidadania.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
Oferecer oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Construir sua identidade a partir das relações sócio-históricas e culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, de forma oral e artísticas, dando informações de seus conhecimentos prévios sobre o tema abordado e aumentar a bagagem desse conhecimento;
Estabelecer algumas relações entre o Meio Ambiente e as formas de vida, valorizando sua importância;
Utilizar diferentes linguagens ( corporal, musical,artística, plástica, oral e gestual );
Desenvolver o gosto pela música, dramatização o fazer Artístico;Construir progressivamente a boa convivência, a tolerância, o respeito, construir limites, direitos e deveres;
 Desenvolver de modo coletivo que cada criança na sua vez tome iniciativa, defenda sua opinião, observe, fale, ouça, critique e sugere, pense e se faça compreender no grupo.
De forma natural confrontando idéias , expondo e escutando opiniões aceitando-as e vendo outro como um ser único, vivendo de modo democrático com certeza, estaremos amadurecendo e criando hábitos de cidadania, num futuro teremos uma sociedade mais justa, letrada e culta.
Promover a interação Pais e Comunidade Escolar.

CONTEÚDOS PERMANENTES 

Livro de Celso Antunes: Desenvolvendo valores com as séries iniciais;
Coleção: Amiguinhos do Criador- textos: Maicon dos Santos, Edna Hostert, 
Temas: Agradecimento; Alegria; Amizade; Amor ; Brandura; Confiança;
 
humildade; Obediência; Paz e Proteção;
Coleção:” Direitos e Deveres da Criança”;
 
Demais materiais que se considerar necessário para realização do projeto.
Textos: Mensagens aos pais.

DESENVOLVIMENTO 

Roda de conversa ( coleta de opiniões sobre o que já sabem do tema que for abordado); levando-os a aumentarem a bagagem de conhecimento e refletindo sobre:
Ler a história sobre o tema abordado ;
Hora da História: livros , gibis, notícias de jornais, fantoches, vídeos, DVDs;
Pesquisas: revistas , jornais, etc;
Participação em jogos, promovendo a socialização, desenvolvendo o raciocínio, despertando o espírito de companheirismo e a cooperação;
 
Desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão em um grupo social; brincadeiras ;
Desenho, pintura, modelagem, recorte;colagem, dobraduras;
Música, dança, dramatizações;
Enriquecer a oralidade e opinião crítica do aluno onde, cada um na sua vez dará opinião ou relatará sua vivência sobre o tema abordado.
Enviar textos aos pais para promover o desenvolvimento de valores.
Palestra com a psicóloga Tema:  Educação e Limites
Palestra com o conselho Tutelar: Educação e Limites
Palestra com profissional da saúde Tema Higiene: cuidados com o corpo, ambiente ao seu redor



AVALIAÇÃO 

A avaliação será contínua e permanente, onde será observado o desenvolvimento individual de cada aluno, e da turma
 em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo elementos que permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em que se promoveram avanços na construção dos mesmos. Resultando nos quatros pilares: conhecer, conviver, fazer e ser. 

CULMINÂNCIA 

Através da apresentação dos trabalhos realizados dos alunos.

BIBLIOGRAFIA 

Livro de Celso Antunes: Desenvolvendo valores com as séries iniciais;
Coleção: Amiguinhos do Criador- textos: Maicon dos Santos, Edna Hostert, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário